quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Paralisação termina em festa no Nacional


Com o objetivo de exigir melhorias para o bairro Nacional, principalmente na área da saúde, educação, transporte, trânsito e segurança, moradores interromperam a principal via de acesso a Estrada do Belmont, na entrada da avenida Farqhuar, na manhã desta terça-feira. Segundo presidente da ASCOMABAN (Associação Comunitária Moradores e Amigos do Bairro Nacional), Ilzomar Araújo, este é um dos bairros mais tradicionais e importantes de Porto Velho, e deveria ser tratado com mais respeito. A rua foi interditada com bloquetes, pedaços de ferro e madeira e pelos próprios caminhões.

Esta não é a primeira vez que a Associação do bairro promove manifestações do tipo para chamar atenção do poder público. Vários requerimentos para as devidas melhorias já foram encaminhados diversas vezes para as secretarias responsáveis por cada área. Os moradores ainda ressaltam que o valor do imposto predial e territorial urbano (IPTU) cobrado pela prefeitura é injusto, pois o valor não justifica o trabalho que não é feito.

Para a educação, Araújo diz que os moradores reivindicam a construção de pelo menos mais uma escola, já que o número de crianças que precisam ir à escola aumentou muito nos últimos anos, e continua aumentando. “O bairro todo, só tem uma escola. Muitas vezes precisamos procurar vagas em escolas de outros bairros e as crianças acabam perdendo o ano, por falta de vagas”, explica o presidente da ASCOMABAN.

Os postos de saúde, ou melhor, a falta deles, também é outra reclamação. Ilzomar Araújo explica que no bairro, faltam postos de saúde. Os moradores têm que procurar os postos mais próximos, como o Ana Adelaide, no bairro Pedrinhas e a Unidade de Saúde da Família do bairro São Sebastião I. O presidente diz que há promessas para a construção de uma Unidade de Saúde da Família, mas não passa de promessas.

Os caminhoneiros foram prejudicados, pois tiveram que esperar bastante tempo na fila que atingiu quilômetros de distância durante as horas de paralisação. Alguns motoristas não concordaram com o protesto, por não acreditarem no resultado positivo. “Não é o primeiro protesto que presencio e a situação continua a mesma”, ressalta um caminhoneiro que preferiu não se identificar.

Segundo, Ilzomar Araújo, o responsável pela manutenção da Estrada do Belmont, informou que na manhã desta quarta-feira (18) os trabalhadores do Departamento de Estrada e Rodagens (DER) estarão no bairro para iniciarem as obras de pavimentação na principal via pública do bairro Nacional. Por conta do sucesso da reivindicação, manifestantes e caminhoneiros resolveram comemorar no próprio local.

(Foto: Larissa Moreira)


Vereador Marcelo Reis - representante da prefeitura na Câmara de Vereadores, explica como foi o desfecho da paralisação no bairro Nacional. Conta ainda quais os benefícios que o bairro irá receber. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário