terça-feira, 18 de maio de 2010

Senhora de 85 anos luta pela vida

Larissa Moreira

Maria Nascimento dos Santos, de 85 anos, está com parte do rosto desfigurado por conta de várias cirurgias mal sucedidas para a retirada de um tumor causado por um câncer de pele, provavelmente adquirido por 15 anos de trabalho em seringal. Sem condições financeiras, a idosa sofre para conseguir atendimento nos hospitais públicos, e se manter com os benefícios do INSS.
Foto: Nill Penna
A idosa luta contra o câncer há mais de cinco anos e depende somente de um filho, Francisco Nascimento dos Santos, que toma remédios controlados - que sofre de depressão e diversos tipos de fobia – para vencer descaso do poder público e a falta de condições financeiras. Com todas as dificuldades, a saúde fica ainda mais debilitada.
                                      
Maria passou por quatro cirurgias e somente na última os médicos conseguiram retirar o tumor. Mas para isso, foi necessário que retirassem a pele e cartilagem de um lado do nariz, parte do céu da boca e um pedaço do lábio superior. O filho se dedica integralmente aos cuidados com a mãe, ela depende dele para beber, comer e cuidar do ferimento deixado pelas cirurgias.

casa onde a idosa mora com o filho no bairro Nacional, tem três cômodos. A família vive hoje com uma pensão do INSS, de um salário mínimo. Mas o filho diz que o dinheiro não é suficiente, pois são gastos todos os meses cerca de R$270 com remédios para o câncer, ele paga R$100 por mês para uma enfermeira fazer os curativos, além do transporte para que Maria continue a fazer o tratamentFoto: o. Depois das cirurgias para a retirada do tumor, dona Maria precisa passar por sessões de radioterapia, para tentar curar de vez a doença.

Mesmo sabendo que a continuação do tratamento é necessário para a cura total da doença, Maria teme que não sobreviva as sessões de radioterapia. “Já ouvi muitas pessoas falando que não irei resistir ao resto do tratamento, por isso às vezes acho que é melhor desistir e continuar como estou”, desabafa.

Para conseguir outra renda e ajudar nos cuidados com a mãe, Francisco dos Santos tentar provar no INSS, que a mãe trabalhou como seringueira. O filho diz que os funcionários não dão as devidas orientações e que dificultam o processo, afirmando que a idosa nunca contribuiu para a Previdência Social e não tem provas do período em que trabalhou com seringa.
                                                      Foto: Nill Penna
O filho de dona Maria, Francisco Nascimento dos Santos sofre com problemas de depressão, fobia, síndrome do pânico e ansiedade. Precisa de acompanhamento e toma vários remédios controlados. “Depois que o meu casamento acabou, eu me vi totalmente sozinho. Depois tive que começar a cuidar da minha mãe, as coisas pioraram. O que me ajuda a está vivo até hoje, com forças para cuidar dela é a fé que eu tenho em Deus. “Ele” sabe pelo que minha mãe e eu temos passado e vai saber o momento certo de leva-la embora. Enquanto isso preciso me dedicar a ela, por tudo que ela já fez por mim”, diz.

Para ajudar a senhora Maria Nascimento dos Santos, quem quiser pode procura a família no endereço à rua Tucumã, nº 3132, bairro Nacional ou ainda entrar em contato pelo telefone 3223-0135, falar com Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário